Carregando...
Logo
Confederação Nacional da Indústria

Recomeço: projetos da CNI e do SENAI apoiam indústrias gaúchas atingidas pelas enchentes do RS

A ação do Procompi com a FIERGS, CNI e Sebrae, foca em atendimento para micros e pequenas empresas. Já a inciativa do SENAI com a ABDI, ajuda indústrias com investimentos e capacitações

Publicado em 15/07/2024 13:43
Image

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul afetaram todos os setores, com um impacto de 94,3% na atividade econômica do estado, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Para ajudar na reconstrução dos negócios, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) focam em ações voltadas para as indústrias/empresas.

Recomeçar: Procompi ajuda micros e pequenos a criar plano de ação em tempo recorde

Micro e pequenas empresas impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul podem se inscrever gratuitamente para receber ajuda do projeto Recomeçar RS e retomar as atividades. Conduzido pela CNI, por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI), o projeto oferece 120 vagas gratuitas para empresários que precisam de um plano de ação de curto prazo para a reconstrução do próprio negócio.

O atendimento é especializado nas áreas de infraestrutura, logística, gestão, mercado e financiamento. Para participar, as indústrias precisam estar localizadas em Porto Alegre e Região Metropolitana, Região Sul, Vale dos Sinos, Serra Gaúcha ou Vale do Taquari. Serão realizados cinco encontros virtuais com os participantes por meio da plataforma Mentorar, com intervalo de até 10 dias.

A ação é para empresas de todos os segmentos industriais desde que atendam aos seguintes critérios: ter sede no Rio Grande do Sul, ter a Classificação Nacional da Atividades Econômicas (CNAE) industrial e ser de micro ou pequeno porte. As inscrições podem ser feitas pelo site do Recomeçar RS e estão abertas até o preenchimento de todas as vagas. O atendimento começa assim que a inscrição for finalizada.

“A questão humanitária é primordial no apoio ao estado do Rio Grande do Sul. Os estragos que estamos vendo são de proporções inimagináveis. A parcela de contribuição do PROCOMPI foca na micro e na pequena empresa, para que elas possam voltar a operar, produzir e pagar salários, de modo que todos possam retomar as atividades e recomeçar as vidas. Nossa proposta é acolher o pequeno empresário nesse momento difícil e colocar luz sobre os caminhos possíveis”, explica a coordenadora do PROCOMPI na CNI, Suzana Peixoto.

O projeto Recomeçar RS é realizado com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do RS, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e dos Sindicatos Industriais Gaúchos.

Reconstruir: SENAI ajuda com recuperação de máquinas

As indústrias atingidas pelas enchentes do RS que tiveram equipamentos danificados podem contar com o programa de Restabelecimento da Capacidade Produtiva, com atendimentos, capacitações e recuperação de maquinário. A ação é uma parceria entre o SENAI-RS e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que assinaram o convênio neste mês.

As empresas interessadas em receber o serviço devem se cadastrar na plataforma do programa, onde farão um autodiagnóstico para avaliação dos danos. A recuperação das máquinas poderá ocorrer in loco ou em uma das seis unidades gaúchas do SENAI: São Leopoldo, Canoas, Igrejinha, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. A ação vai destinar até R$ 85 mil para indústrias afetadas nas enchentes.

O programa é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), ABDI, FIERGS e Sebrae-RS. Além de ser mais uma das inciativas que integra o Recupera Indústria RS, movimento criado pela FIERGS, junto com os sindicatos industriais, em prol das indústrias atingidas.

Recuperar: Programa oferece capacitações gratuitas para as vítimas do RS

O Recupera Indústria RS também oferta cursos gratuitos para a indústria e a comunidade. Em parceria com os municípios afetados pelas enchentes, por meio das prefeituras, sindicatos patronais ou ACIs, o SENAI-RS está oferecendo capacitações profissionais. O objetivo é que as vítimas tenham autonomia para realizar reparos em seus próprios lares e, ainda, estimular as pessoas a se tornarem profissionais da área de construção civil.

Para a formação profissional, o SENAI-RS disponibiliza cursos de manutenção aos funcionários das empresas atingidas pelas enchentes localizadas em municípios em situação de calamidade pública. Além disso, há cursos online para as indústrias atingidas que precisaram pausar os contratos de trabalho de funcionários em função das enchentes. O programa tem apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Pra saber mais, entre em contato com a unidade mais próxima da sua região. Dúvidas, chame no WhatsApp do programa: (51) 99144-8356.



Galeria de fotos





         

Outras notícias

                               

Saiba mais

Conteúdo extra sobre ações dos nossos parceiros